sábado, 16 de abril de 2011

Que gato combina com seu perfil?

Então você decidiu adotar um gato. Mas qual combina com você e se adaptaria melhor ao seu estilo de vida? Você tem filhos ou mora só? Quer quantos gatos? Casa ou apartamento? De raça ou vira-lata? Peludo ou não?

Para uma orientação inicial, temos aqui algumas dicas a respeito de como escolher o seu futuro animal de estimação.

Provavelmente você morre de amores por uma determinada raça. Por exemplo, um persa. Estilo Garfield. Bem fofinho e grande. Mas você tem consciência do que significa ter um gato persa em casa? Do quanto custa manter ele bonito? Do quanto dá trabalho desembaraçar os nós e do quanto ele solta pêlos? Já pensou na dificuldade financeira a respeito de tantos cuidados de beleza para esse tipo de raça?

Persa
Qual a personalidade de um gato persa? Ele é dócil e manso ou tende a ser irritado e destruidor de sofás? Ele se sente bem sozinho ou seria melhor ter dois persas para fazerem companhia um ao outro? Persa se dá bem com quais raças? Fêmea ou Macho? Essa raça se dá bem com crianças?

São perguntas que uma rápida pesquisada no Google resolve o problema. Uma visita ao veterinário para pedir conselhos também é indicada, já que ele vai saber melhor do que vários sites por ai (e do que você), qual raça é indicada. E você pode se surpreender.

Continuando com o exemplo do Persa. Supondo que você more sozinho, tenha um apartamento no décimo andar e não ganhe tão bem assim para permitir muitas mordomias. E você só quer um único gato, por enquanto.
E que você precise de sossego em casa, para trabalhar.

A personalidade do Persa é ser dócil e muito meigo. É silencioso, o que se encaixaria na sua necessidade de ter sossego. Se dá bem com crianças e outros animais, não dando problemas de ciúmes ou agressões. Caso você tenha pouco tempo em casa, convém adotar um adulto. Caso você tenha tempo sobrando, seria gostoso e agradável adotar um filhote que necessita de mais atenção.

É dorminhoco e carinhoso, mas precisa ser cuidado por especialistas e você mesmo com relação a sua beleza. Você gastaria bastante com isso, além dos custos normais a quem tem um gato (ração, vacinas, veterinário). E você não tem condições financeiras para isso. E se arrependerá bastante se adotar um persa. Então, que gato se encaixaria no seu perfil?

Chartreux
Um siamês não, ele é muito conhecido por miar demais, ser falador. Então, que tal um Chartreux? Ele mia muito pouco, é quieto e manso, além de muito leal e fiel ao dono. Apega-se bastante e para quem prefere ter um gato só, é uma boa escolha por ser adaptado a vida solitária. Não tende a sair na rua e fugir, e se for treinado pode fazer coisas divertidas. Sua pelagem é curta e não necessita de tantos gastos além dos cuidados básicos. É bonito e carinhoso.

É claro, como você mora no décimo andar e gato não tem sete vidas, seria bom gastar colocando telas nas janelas e na sacada, se for necessário. E uma tela que agüente prováveis investidas de adultos que pesam em média cinco quilos. Há casos de gatos brincando na sacada correndo atrás de insetos e que tentou ir atrás investindo contra a tela e ela se soltou. Alguns não sobrevivem a quedas extremas, como dez andares.

Então, antes de comprar um gato por ser bonito e muito admirado, que tal pensar no seu bolso e na felicidade de seu novo companheiro? Você pode se surpreender pesquisando. E procure conselhos de veterinários também.

Abaixo algumas raças listadas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que tal dar a sua opinião?